O movimento ‘zero waste’ (‘zero lixo’) começa a ganhar força em Portugal, mas nem sempre é fácil encontrar dicas de design de interiores que vão na mesma direcção. Quando se trata de decorar a casa sem desperdício, onde é que podemos ir buscar inspiração? Uma blogger portuguesa de Braga, que escreve no blog Evelyne Home Interiors, combina as últimas tendências da decoração de interiores com a preocupação ambiental.
Será que as decorações de interiores são nocivas?
Quando pensamos no lixo que fazemos em casa, pensamos sobretudo nos plásticos e nos papéis que usamos desnecessariamente. Por isso, alguns dos principais conselhos do movimento zero waste são preferir compras a granel, usar guardanapos/ panos de cozinha em tecido e deixar os sacos de plástico pelos sacos de serapilheira. Os resíduos biológicos, como as cascas e os restos de comida, são aproveitados para compostagem.
Mas o desperdício que produzimos não se fica por aqui. Quase sempre que compramos um móvel novo estamos a contribuir para o abate de árvores, ainda que inconscientemente. A maioria das decorações sazonais que compramos para o Natal, para o Halloween, para a Páscoa ou para festas de aniversário acabam no lixo. Por isso, alguns decoradores de interiores começam lentamente a incorporar peças recicladas e tendências de decoração ecológica no seu portefólio – como é o caso da decoradora de interiores Evelyne, cuja empresa se situa em Braga.
Como é que podemos ter uma decoração mais ecológica?
No blog Evelyne Home Interiores há uma rubrica recorrente que se chama ‘Reciclagens Invulgares’ com várias ideias sobre como usar materiais sobrantes ou reaproveitar coisas usadas. A última Reciclagem Invulgar foi sobre fios eléctricos, mas também há sugestões sobre como reaproveitar guitarras antigas. Além disso, as sobras de tecido podem ser usadas para fazer porta-guardanapos personalizados e os discos de vinil servem para decorar mesas de apoio. Curioso? Estas são só algumas das ideias espalhadas pelo blog.
Pode seguir a Evelyne através do blog Evelyne Home Interiors, pela página de Facebook ou ainda pelo Instagram. Não percam novas dicas de decoração de interiores ecológica e consciente todas as semanas!