Estão a ver como os escritores têm medo da página branca? Na decoração, às vezes temos medo da parede branca. Não me levem a mal: claro que uma parede branca pode ser um óptimo recurso numa sala nórdica, ou uma forma de fazer com que os espaços pequenos pareçam mais amplos. Mas quando acabamos de mudar para uma nova casa e não sobra muito dinheiro nem para obras, nem para a decoração, aquela parede branca e nua da sala é um pesadelo. Então, como é podemos dar a volta ao problema sem arruinar o cartão de crédito?
- Fazer desenhos na parede
Quem gosta de DIY, pode simplesmente fazer um desenho na parede. Bem, não “simplesmente”, porque o ideal é planear o desenho e fazer um stencil. Assim, não corre o risco de ter um desenho menos do que perfeito! Também pode complementar com autocolantes de parede. Embora haja tintas de diversas cores, aconselho a usar apenas uma cor para os desenhos mais simples. Se gosta do estilo graffiti como na imagem, aí aposte no arco-íris!
- Papel de parede
O papel de parede é uma alternativa económica para dar vida à sua sala. A ideia é usar o papel apenas numa parede, que se converte no centro das atenções. Os papéis de parede tropicais, com verde-água, turquesa ou rosa flamingo são uma grande tendência. Colocar o papel de parede também pode servir para cobrir uma parede mal pintada, ou uma parede onde anteriormente estava um móvel que deixou marcas, sem que seja preciso contratar um pintor ou emassar.
- Colocar diversas molduras e espelhos
Não suporta mesmo olhar para a parede nua e sem personalidade? Use-a para contar a sua história. Use molduras de diferentes tamanhos e cores para colocar fotos de família, criando um efeito “desalinhado” ou desordenado que vai evitar a monotonia da parede branca. Se juntar alguns espelhos pequenos, que também pareçam uma moldura, cria a ilusão de espaço e reflecte a luz.