Abrir estores à noite
Nada refresca uma casa no verão tão bem como esta rotina: fechar os estores durante o dia e abri-los quando a temperatura lá fora estiver mais baixa do que no interior. Com esta dica, vai sentir uma diferença grande na temperatura interna vs externa – mas só se for mesmo muito diligente e respeitar a rotina todos os dias.
O único senão desta rotina é o interior da casa ficar escuro durante o dia todo e acabar por ligar as luzes. Mas, de resto, é a forma mais económica e eficaz de manter a casa fresca no verão. Combine esta rotina com as seguintes dicas que apresentamos em baixo.
Vidros duplos com corte térmico
Os vidros duplos com corte térmico são o melhor aliado da vossa casa, tanto no verão como no verão, pois garante que a temperatura interior se mantém naquela que preferiu. Como as janelas são o ponto mais vulnerável das casas – responsáveis pelas maiores fugas/entradas de calor/arrefecimento – é a este ponto que tem de dedicar mais atenção.
A qualidade da fachada do seu prédio também é um grande responsável pelo equilíbrio térmico sentido no interior do apartamento. Mas, ao contrário da fachada, as janelas podem ser facilmente trocadas por si em qualquer altura.
Usar cores claras e tecidos frescos
O branco e o azul (claro) são cores frescas e são ideais para casas que apanham sol o dia todo. As cores claras reflectem a luz, e portanto tornam a casa mais fresca do que as cores escuras. Além disso, são cores frias e dão uma sensação maior de frescura do que as cores fortes e quentes, como o laranja e o vermelho.
Por outro lado, como é recomendável ter os estores fechados, as cores claras também vão contribuir para dar mais claridade e não ter a sensação de um espaço fechado. Ao todo, é um win-win!