
Se continua a trabalhar em casa, ou se está a preparar-se para continuar a trabalhar em casa durante todo o Outono/Inverno, deixamos aqui alguns truques para ter um escritório caseiro mais confortável.
Procure luz natural e focos de luz
A primeira dica para ter um bom ambiente de trabalho em casa é procurar luz natural: fique perto das janelas! A luz natural “activa” naturalmente o nosso cérebro – nem nos obriga a forçar os olhos mais do que o necessário – por isso é muito importante procurar um escritório numa zona naturalmente iluminada. Além disto, deve completar o escritório com um bom candeeiro de secretária, já que ao final do dia a luz natural pode não ser suficiente. Se vai ficar a trabalhar em casa (provavelmente) durante todo o Inverno, então faça um projecto de iluminação para trabalhar sem luz natural.
Escolha mobiliário ergonómico
Ficou com dores de costas depois de duas semanas a trabalhar em casa? Tem dores no cóccix? Problemas no pescoço? Tudo isso são sintomas de que não está a usar o mobiliário adequado para trabalhar. É importante contar com uma cadeira ergonómica e com uma mesa que se ajuste à sua altura (ou, em alternativa, uma cadeira que possa subir e baixar para adaptar à altura da mesa). Um designer de interiores pode ajudá-lo a encontrar material de escritório ergonómico que não destrua completamente o aspecto da sua sala!
Mantenha o seu espaço limpo e organizado
Nunca é demais repetir: somos mais produtivos quando está tudo limpo e organizado. Se tem falta de arrumação, procure um armário de gavetas que caiba debaixo da secretária, por exemplo. Organize os seus papéis em capas ou com elásticos. Tenha uma agenda ou um quadro branco onde apontar as tarefas pendentes. Quer mais ideias? Veja aqui. E se for preciso, procure um serviço de limpeza semanal para manter o seu escritório (e a sua casa) limpa.
Uma frase motivacional
Por último: tenha uma frase motivacional no seu escritório! Trabalhar a partir de casa, sozinho, sem um colega por perto, pode ser um desafio. Por isso, encha-se de referências positivas!