
Depois de meses de quarentena, fui recentemente visitar a nova casa de uma amiga. Das cortinas aos talheres de mesa, todos os detalhes pareciam encaixar na perfeição! Quando lhe perguntei o segredo, disse-me te tinha contratado uma decoradora de interiores logo depois de comprar a casa. E isso pôs-me a pensar, como encontrar um bom serviço de decoração de interiores?
Procurar online & comparar orçamentos
Não sabe por onde começar a procurar? Experimente procurar orçamentos de decoração de interiores online. Pode encontrar todo o tipo de serviços que necessita em plataformas como a Fixando (que é portuguesa!), além de conseguir ver o perfil do profissional para ler críticas de clientes anteriores, consultar o portefólio e ficar a conhecer um pouco mais sobre a sua experiência profissional.
Analisar os serviços incluídos
Para comparar orçamentos de decoração de interiores, precisamos de analisar atentamente os serviços que estão incluídos em cada um deles. Alguns decoradores incluem apenas o preço do projecto, enquanto outros dão uma estimativa que inclui o valor dos materiais dentro de um certo price range. Quando está só a debater o projecto, é importante perceber se o decorador tem descontos de profissional para estofos, cortinados, peças de mobília feitas à medida, etc.
Reconhecer que também temos responsabilidade
Por melhor que seja o decorador ou decoradora de interiores, ninguém tem poderes telepáticos. Se não soubermos explicar bem o que queremos e o que procuramos para a nossa casa, então não há nada que o profissional possa fazer. É nossa responsabilidade indicar exactamente o tipo de cores que pretendemos, o tipo de decoração de que gostamos e as necessidades que a nossa família sente no dia-a-dia. Quanto melhor o decorador nos conhecer, melhor pode preparar o nosso espaço – em vez de nos apresentar um projeto genérico e sem personalidade.