
Quantas vezes deve limpar a sua casa? Depende. Não há um número científico sobre as vezes que deve limpar a sua casa. No entanto, deve trocar os lençóis todas as semanas e aspirar, no mínimo, uma vez por semana. Só isto impede a acumulação de ácaros nos colchões, nos tapetes e nas alcatifas, por exemplo.
Em relação a outras tarefas domésticas, como tratar da roupa e arrumar, depende muito do agregado familiar. Para muitas pessoas basta cuidar da roupa uma vez por semana, uma vez que só fazem uma ou duas máquinas. Para outras, especialmente com crianças a cargo, quase sempre a frequência é maior.
Depois, há uma série de tarefas que deve fazer todos os dias, como lavar a loiça, levar o lixo (para impedir maus-cheiros, bolor, etc) e arejar a casa, de modo a evitar a humidade. Estas tarefas consomem um bocadinho do nosso dia, todos os dias. Mas, felizmente, já há robots de cozinha, máquinas de lavar a loiça, desumidificadores e outros electrodomésticos que dão uma ajuda preciosa.
As limpezas a fundo, que muitas pessoas deixam para o início do Outono e para o início da Primavera, são uma boa política. Não só consegue arrumar a roupa de Inverno ou Verão (consoante a altura do ano), como ajuda muito a conservar a casa. É nestas alturas que pode aproveitar para limpar os tectos, o topo dos armários, as juntas dos azulejos, e outros pontos onde a sujidade se vai acumulando mesmo na mais imaculada das casas.
Para quem tem muitas limpezas diárias, sem dúvida que ter uma empregada doméstica — mesmo que seja só uma vez por semana, para fazer o tratamento de roupas — já é uma grande ajuda. Para outros casos, justifica-se contratar um profissional para fazer uma limpeza a fundo. Em qualquer um dos casos, pode contar com a Fixando para procurar empregadas domésticos no Porto e empregadas domésticas em Lisboa.