
Piscina tão perto da praia? Para quem mora a Sul pode ser confuso, mas nem todo o país goza das águas amenas do Algarve ou da Madeira. A Norte, a água é sempre fria e a rebentação das ondas nem sempre permite nadar. Por isso, há muitas pessoas que optam por “jogar pelo seguro” e ter uma piscina também na casa de praia.
No entanto, sabemos que as zonas costeiras são mais húmidas, têm mais salinidade e estão mais desprotegidas. As fachadas estão sempre mais expostas ao desgaste, assim como qualquer mobília exterior. Com estas dificuldades acrescidas em mente, fizemos uma lista de 4 cuidados essenciais para quem tem piscina na casa de praia!
1 – Tape sempre a piscina
Há vários benefícios nas cobertas da piscina, mas quem tem casa ao pé da praia são absolutamente essenciais. A coberta protege a água quando há vento, evitando que se arrastem algas e areia da praia. Além disso, protege as bordas, as escadas e o resto da estrutura da salinidade no ar, que faz com que oxidem mais depressa.
2 – Escolha bem os materiais
Por falar em oxidação, evite usar ferro ou metais junto ao mar (basta ver com os portões, grades e varandins das casas junto ao mar se desgastam mais depressa). Também recomendamos escolher um deck de compósito em vez de um deck em madeira verdadeira, já que a madeira pode não resistir mais do que um Verão em bom estado. A cerâmica é o material mais resistente para as piscinas perto do mar.
3 – Procure uma empresa da área
De certo que não quer passar parte das suas férias preocupado com a manutenção da piscina. Por isso, o melhor é mesmo procurar uma empresa de piscinas no Porto ou na zona Norte para se encarregar deste tema. Também pode procurar limpeza de piscinas em Lisboa para escolher os produtos mais resistentes à maresia e ter a sua água sempre impecável, mesmo com as algas que teimam que refugiar-se na piscina.
4 – Nunca deixe a piscina vazia
Pode parecer contraditório, mas sabia que nunca deve deixar a piscina vazia? Não só arrisca a danificar a estrutura (especialmente em piscinas que não são de alvenaria), como abre a porta para que se acumule imensa sujidade no fundo da piscina. Se tem uma casa ao pé da praia, mantenha-a sempre cheia e com algicida (faça a manutenção pelo menos duas vezes por ano).