
Não há dúvidas que um deck de madeira na piscina é uma opção muito elegante e que combina bem com o jardim. No entanto, será que madeira e a´gua são uma combinação realmente vencedora? Deixamos aqui 4 cuidados para instalar um deck de madeira na piscina!
Escolha bem a madeira
Sabemos que as madeiras são susceptíveis ao desgaste quando estão expostas à humidade. Por isso, deve escolher um deck em madeira para a piscina que tenha um tratamento hidrófugo. Se prefere madeira verdade, a melhor opção é um deck de eucalipto tratado.
Compare com um deck de compósito ou polywood
Compare sempre os decks em madeira com os decks de compósito, feitos através de resina artificial. Apesar do toque ser diferente da “madeira real”, o efeito visual consegue ser muito semelhante. Este tipo de decks duram mais tempo e são mais resistentes a pragas comuns no jardim.
Deixe uma margem de segurança
Qualquer que seja a madeira escolhida, é uma boa política ter uma margem de segurança de pelo menos 5 centímetros. Quando faz mergulhos, há sempre alguma água que passa para a borda da piscina. Por isso, ao manter esta margem, protege o deck de madeira da piscina do contacto directo com a água e aumenta a sua vida útil.
Evite usar produtos químicos
Se colocar um deck de madeira na piscina, pode ter a tentação de ir tratando a madeira com óleos, vernizes e tintas para a manter sempre brilhante e como nova. No entanto, deve evitar produtos químicos a todo o custo! Mesmo com a margem de segurança, este produtos químicos podem chegar à água e ser prejudiciais para quem está a nadar. Informe-se sempre muito bem acerca dos produtos seguros que pode utilizar no deck.
Dica extra: não misture produtos químicos no deck
Faz parte da manutenção da piscina deitar alguns produtos químicos na água, como o cloro e o algicida. Quando estiver a repor estes produtos, evite que entrem em contacto directo com o deck de madeira! A propósito disso, pode procurar aqui empresas de limpezas de piscina em Lisboa.