
Todos tememos um curto circuito em casa. Mas estas coisas não acontecem “só aos outros”! Tome as rédeas da situação e leia estas dicas para evitar curtos circuitos em casa.
Em primeiro lugar, precisamos de perceber o que é realmente um curto circuito. Um curto circuito é uma sobrecarga na rede eléctrica. Além disso, são a principal causa de incêndios domésticos e danificam os electrodomésticos.
- Verifique as tomadas
Uma instalação eléctrica deficiente facilmente entra em sobrecarga. Por isso, fique atento a zumbidos, ao cheiro a queimado vindo das tomadas e às faíscas quando liga alguma coisa à tomada.
- Cuidado com as extensões
Se o problema é a sobrecarga, então também deve evitar a sobrecarga das extensões. Geralmente, as extensões têm uma carga máxima que nunca deve superar, mesmo que ainda tenha tomadas livres.
- Coloque o aquecedor numa tomada única
Os aquecedores consomem muita energia. Por isso, agora no Inverno, não ligue os aquecedores a triplas ou extensões. Tenha uma tomada apenas para o aquecedor.
- Verifique os seus electrodomésticos
Verifique a parte de trás do microondas, do frigorífico e até os aquecedores para se certificar que os cabos estão em bom estado, que não há fios expostos e o revestimento ainda está em boas condições.
- Não ligue as luzes de Natal nem os electrodomésticos durante as trovoadas
Toda a gente sabe que não de utilizar a luz durante uma trovoada, mas nunca é demais relembrar. Por vezes, as trovoadas causam sobrecargas na rede que podem danificar os electrodomésticos e até causar um curto circuito.
- Faça uma revisão à sua instalação
Tal como existe a revisão das instalações de gás a cada 5 anos, também podemos falar numa revisão à instalação de electricidade (embora estas não sejam obrigatórias). Contacte electricistas no Porto ou electricistas em Lisboa para verificar as suas tomadas e a instalação eléctrica regularmente.
- Evite ter materiais inflamáveis próximos das tomadas
Esta dica não previne um curto circuito, mas pode ajudar a evitar o pior. Evite ter cortinas, almofadas e tapetes junto das tomadas para diminuir o risco de incêndio. Além disso, informe-se quanto ao plano de contigência do seu prédio, pois é obrigatório ter extintores nos corredores.