Não! Faça o que fizer, não limpe o chão de madeira com lixívia. A lixívia é um desinfectante poderoso, sem dúvida. Mas é exactamente por isso que também deve evitar usá-la em materiais mais delicados, como a madeira, os metais ou o mármore. A lixívia pode fazer com que estes materiais manchem e percam a cor: como se costuma dizer, é pior a emenda que o soneto!
Como explica o DN Madeira neste artigo sobre os mitos e verdades da lixívia, a lixívia deve ser utilizada em loiças sanitárias, azulejos, bancas de cozinha e loiças, por exemplo. Estes materiais são resistentes e podem ser limpos com qualquer detergente multiuso, mas o mesmo não acontece com as madeiras. Para isso, é recomendável utilizar um detergente específico para madeiras.
Este vídeo do Leroy Merlin Brasil explica como limpar madeiras:
Se a sua madeira está manchada, experimente primeiro tirar a mancha com uma mistura de água e acetona em igual proporção. Se não tiver acetona, também pode utilizar água e álcool na mesma proporção. Atenção: se o seu soalho é envernizado, use apenas um pano humedecido para limpar!
Já agora, lembre-se que pode seguir estas dicas para todas as maneiras! Não só para limpar soalho, mas também para limpar portas, parapeitos de janelas, móveis em madeira, armários embutidos ou armários de cozinha em madeira. Com uma dica extra: experimente aspirar primeiro a madeira e só depois passar o húmido. Vai ver que faz a limpeza muito mais rápido, porque é assim que fazem os hotéis!
Gosta de ter a casa sempre um brinquinho? Então, poupe em preocupações e procure limpezas domésticas no Porto e limpezas domésticas em Lisboa através da Fixando. Agora é muito mais fácil encontrar empresas de confiança!