Quando devo esterilizar o meu gato?

Mikhail Vasilyev

O seu gatinho é adorável, não é? Mas sabia que os gatos atingem a sua maturidade sexual entre os 4 e os 6 meses? Portanto, embora  pareça que o seu gatinho começou agora a andar, saltar e a ir à caixinha sozinho, tem de pensar em castrar (se for um macho) ou esterilizar (se for uma fêmea).

O que é a castração ou esterilização?

A castração ou esterilização é cirurgia comum para remover os órgãos de reprodução sexual do seu gato. No caso dos machos, faz-se a remoção dos testículos. No caso das fêmeas, removem-se o útero e os ovários, o que evita o cio. 

Como é feita a esterilização dos gatos?

Antes de fazer a castração ou esterilização do seu gato, precisa de fazer uma consulta de check-up no veterinário. O gato não deve comer no dia anterior à cirurgia e não deve beber água no dia da cirurgia. Normalmente, os veterinários pedem que deixe o gatinho na clínica logo de manhã e depois pode ir buscá-lo no fim do dia.

Procure aqui veterinários no Porto e veterinários em Lisboa para marcar uma consultar.

A cirurgia é feita com anestesia geral, por isso o seu gatinho não vai sentir nada. Antes da alta, o médico também vai dar uma injecção com um analgésico, de forma a diminuir a dor. Em princípio, depois só precisa de tomar um antibiótico para que a cicatriz não infecte (fêmeas). Normalmente, os machos não precisam de mais medicação. 

Nos primeiros dias, pode notar algumas alterações de humor no seu gato. Pode estar mais quieto ou lamber-se mais. No entanto, a maioria dos animais volta ao normal como se nada fosse! Na dúvida, fique atento e contacte o seu veterinário acerca de quaisquer sintomas preocupantes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s