Fio Terra: Para Que Serve? Onde e Como Usar?

O fio terra conduz a energia para um lugar seguro, onde se pode dissipar. Por isso, mesmo que haja uma descarga eléctrica ou uma trovoada, a probabilidade de ter um problema eléctrico em casa é muito baixa. A maioria dos prédios e das casas em Portugal já têm fio terra, à excepção de alguns edifícios mais antigos.

Se a sua casa não tem fio terra, pondere instalar fio terra para aumentar a sua segurança. Não é uma remodelação difícil de fazer, desde que não se importe de ficar com alguns fios escondidos numa calha. Quanto ao preço, procure aqui um electricista no Porto ou um electricista na sua cidade.

O que fazer se o prédio não tiver fio terra?

Muitas vezes surge a dúvida se, como a casa não tem fio terra, o prédio também não terá. Em princípio, todos os edifícios tiveram de instalar fio terra até 1984. Além disso, caso tenha havido remodelações, a EDP é obrigada a exigir esta alteração. Contudo, já sabemos que em Portugal há sempre algumas excepções.

Se o seu prédio não tem realmente fio terra, deve expôr a situação a condomínio. A lei está do seu lado: todos os edifícios devem ter ligação à terra. As fracções podem depois ser ligadas à ligação do edifício, se o proprietário desejar fazer essa alteração. Se quiser bem munido para a reunião, peça uma orçamento para instalar fio terra em todo o edifício. 

Caso não consiga obter a aprovação para colocar o fio terra em assembleia, há algumas soluções menos ortodoxas para proteger a sua casa e os equipamentos mais vulneráveis. Pode fazer uma ligação à estrutura do edifício, ou mesmo ligar ao fio terra dos elevadores (que também é obrigatório).

Obviamente que esta não é a solução ideal, mas pode ser a única solução em casos excepcionais. Na dúvida, contacte sempre um electricista e administração do condomínio para perceber o que pode fazer para manter a sua casa em segurança!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s