Quando pensamos em remodelar a cozinha, pensamos sempre em trocar de móveis. Mandar fazer móveis por medida, ver catálogos e catálogos até escolher uma cor, instalar uma ilha… e paramos por aí, porque geralmente o orçamento não chega para tanto. Por isso é que é importante pensar “fora da caixa” e conseguir remodelar as cozinhas sem trocar os móveis.

Mudar as portas dos armários
A primeira sugestão é bastante óbvia: pode trocar as portas dos armários sem trocar a estrutura dos armários. Se tiverem uma medida standard, isto é muito mais fácil do que parece. Também pode mudar as ferragens das portas e das gavetas, o que resolve problemas com armários empenados, gavetas que não deslizam, etc. Pelo menos, de certeza que vai melhorar o seu conforto.

Mudar o balcão
Outra alteração que pode fazer com relativa facilidade é trocar o balcão ou os azulejos da sua cozinha. Se tem azulejos, pode pintá-los de outra cor. Se tem um balcão, pode removê-lo e substituir por um balcão moderno à venda em lojas como o Leroy Merlin ou o IKEA. Há ainda uma espécie de autocolantes que pode colar na parede entre os armários superiores e inferiores.

Pintar os móveis e trocar os puxadores
Tirei esta ideia do Casa e Decoração. Se os seus móveis são de madeira, pode retirar as portas, pintar de outra cor, envernizar e voilà! Móveis novos… sem dizer adeus aos velhos. Para completar a remodelação, também pode trocar os puxadores. Aliás, pode optar por puxadores diferentes para cada gaveta/ armário, de forma a criar uma cozinha 100% original e única.

Plantas Aromáticas
Outra grande sugestão para mudar o ambiente da nossa cozinha é ter uma zona verde e cheia de plantas aromáticas que também podemos usar para cozinhar. Dá logo um toque mais leve ao ambiente e, claro, é muito mais saboroso usar as ervas frescas. Pelo menos, eu adoro!
Espero que tenham gostado e boa sorte a decorar as vossas cozinhas!