Tendências de cores para pintura para interiores de casa

A decoração é como a moda: cada ano tem tendências diferentes. E 2024 vai ficar conhecido como o ano que rompeu finalmente com o minimalismo escandinavo. Fique a conhecer as tendências de cores para pintura de interiores! 

As cores neutras e o aspecto clínico de hotel são sombras do passado! Depois do Covid-19, não há dúvida que as pessoas quiseram trazer a cor e a natureza para dentro de casa. Primeiro foram os verdes azulados e os azuis esverdeados, que começaram a aparecer em todo o tipo de móveis, desde os sofás aos móveis de cozinha. 

A seguir voltaram os papéis de parede e os murais, muitas vezes com padrões tropicais. A “wall art” estava definitivamente em alta. Já em 2023, a cor Pantone do ano foi um magenta vibrante que representava o equilíbrio entre os tons quentes e frios. Posto isto, o que esperar das tendências de cores para pintura de interiores?

Le Peach Fuzz

Em 2024, a cor Pantone do ano foi o ‘Peach Fuzz’, um tom de pêssego suave, ligeiramente rosado, que traz luz quente e harmonia para dentro de casa.  Contudo, é uma cor que domina sobretudo os detalhes de decoração: os candeeiros, os quadros de parede, os tapetes, as poltronas, as jarras e os arranjos de flores, ou uma parede à qual quer dar destaque. 

O Apricot Crush

Já falámos do pêssego e agora vamos ao alperce. São parecidos, mas não são bem a mesma coisa! O “apricot crush”, que estou a traduzir de forma poética como “alperce”, é um tom muito mais saturado, quase a tender para o terracota. No entanto, não deixa de ser uma cor complementar ao Peach Fuzz. Como absorve bastante luz, recomendo apenas para divisões bem iluminadas.

O Azul de Sempre

Saindo dos tons amarelados e frutados, outra das cores tendência para 2024 é o azul. Não o azul esverdeado, ou o verde azulado, ou o azul intenso do cobalto. O azul, assim simplesmente, está na berra e fica bem em qualquer casa, desde que saiba escolher bem a tonalidade. Pode usar na sala, nos quartos e, claro, nas casas de banho. Só tem de escolher o seu preferido!

O Verde Jade

O verde jade, um verde suave, é outra das tendências deste ano. Em vez de ir para o verde intenso ou para o verde menta, pode trazer o verde para sua casa de maneira mais subtil. Pode ser utilizado na pintura de interiores, claro, mas também em móveis grandes como o sofá ou a cama, se for estofada. Além disso, também já se começa a ver em móveis de madeira, que na minha opinião encaixa bem num estilo mais “lento” e zen.

Rosa Coral

Vamos fechar com outra cor quente e romântica, o rosa coral. Embora seja muito difícil encontrar esta cor para pintura de interiores (provavelmente terá de afinar a cor), fica muito elegante e dá um toque de frescura, elegância e feminilidade à casa sem se tornar na mansão da Barbie. Adoro ver em salas ou até em cozinhas, se quiserem arriscar, ou nas casas de banho, combinado com dourados e mármore.

Significa isto que o branco deixou de ser uma tendência de cores para a pintura de interiores de casa? Claro que não. Sempre houve e sempre haverá paredes brancas, são intemporais. Mas os roxos claros, os beges e todas as cores ‘mousy’ estão definitivamente out. Dê azo à sua veia mais criativa e atreva-se a pintar uma parede com uma cor diferente, a dar cor à sua vida!

Deixei aqui cinco sugestões magníficas para começar, até porque sendo cores tendência para 2024 vai ser fácil arranjar outros objectos de decoração que combinem e façam jogo com a parede. Arrisque! Vai ver que vai sentir a sua casa muito mais sua. Se prefere garantir um bom trabalho à primeira, a opção mais acertada é contactar serviços de pintura e perguntar quanto custa uma pintura de casas.

Deixe um comentário